Dúvidas Frequentes
Infravermelhos
-
Às vezes o sensor infravermelho perde um pouco de sensibilidade, por que isso ocorre?
Em dias muito quentes (acima de 30ºC) a temperatura ambiente fica muito próxima a do corpo humano. Isso reduz a diferença térmica entre os dois fazendo com que o sensor tenha uma ligeira queda de sensibilidade, voltando ao normal assim que a temperatura estabilize abaixo de 30ºC. No caso de sensores que possuam compensação de temperatura isso não ocorre, pois o mesmo mantém o raio de ação constante independente da temperatura ambiente.
-
O sensor infravermelho detecta a abertura da porta?
Não. O sensor infravermelho não detecta objetos frios que não emitam nenhum tipo de caloria.
-
Instalei o sensor e a lâmpada não apaga. O que fazer?
Neste caso o problema pode ter diversas origens: a) o sensor foi instalado muito próximo da lâmpada? Afaste o sensor. Recomendamos a distância mínima de 30 cm entre a lâmpada e o sensor. b) existe corrente de ar excessiva no local? Mude o sensor de posição ou tente eliminar a corrente de ar fechando portas e/ou janelas. c) alguns reatores geram interferência magnética que prejudicam o sensor, neste caso afaste o sensor o máximo possível do reator. Verifique se o reator possui contato elétrico com a calha e aterramento eficiente. d) Todos os sensores ultra-sônicos e a maioria dos sensores infravermelhos possuem possibilidade de regular a sensibilidade, utilize esse recurso no caso de eliminar as etapas acima e no caso da instalação dos sensores ultra-sônico em locais pequenos. e) No caso de sensores embutidos na caixinha 4x2, nunca teste o sensor sem o espelho e não deixe frestas entre a parede e o espelho que possibilitem entrada de corrente de ar.
-
Porque os sensores dois fios não funcionam com lâmpadas fluorescentes?
Os sensores de dois fios acionam a lâmpada através de um semicondutor e não possuem relê, isso significa que não há um chaveamento total da tensão na lâmpada. No caso de lâmpadas incandescentes isso não é perceptível, pois a mesma tolera alteração na forma de onda que alimenta a mesma. No caso de lâmpadas fluorescentes, as reatâncias e osciladores internos do reator exigem uma tensão pura e inalterada , que somente os sensores com relê (3 fios) podem proporcionar.
Minuterias
-
Posso substituir uma minuteria coletiva 3 fios por uma de 4 fios Tektron?
Sim, geralmente as minuterias de 3 fios possuem as ligações: fase, retorno e pulso, sendo assim, para a substituição por minuterias Tektron 4 terminais deve-se apenas adicionar o Neutro ou Fase2 (220V) no fio preto da minuteria modelo MC-1500 ou no terminal “NEUTRO/FASE2” do modelo MC-2000. Obs:O restante da ligação deve seguir o esquema contido no manual do equipamento e sempre respeitando a potência máxima da minuteria.
-
Uma minuteria coletiva instalada está com o led “PULSO” ligado constantemente e não consigo acionar as lâmpadas. O que pode estar acontecendo?
As minuterias coletivas Tektron possuem um sistema antitravamento de pulsadores que bloqueia o acendimento constante de lâmpadas, no caso de algum pulsador travado, evitando assim tentativas de manter a iluminação constante, o que é causado geralmente por moradores em condomínios. No caso do led “PULSO” acender constantemente é provável que algum pulsador esteja travado, devendo o mesmo ser localizado e destravado, normalizando o funcionamento da minuteria. Esse problema também poderá ocorrer no caso de instalação incorreta, por isso sempre leia o manual antes de instalar o produto e sempre que preciso consulte um profissional qualificado.
-
E se eu quiser que as lâmpadas fiquem acesas constantemente para limpeza das escadarias, por exemplo?
Se for necessário manter a iluminação constante, mude na minuteria a posição de tempo para “PERM.”. Essa função cabe somente ao profissional que tem acesso à caixa de distribuição onde está instalado o equipamento.
-
As lâmpadas controladas por uma minuteria não desligam mesmo depois do tempo pré-selecionado. O que devo fazer?
O fato das lâmpadas controladas pela minuteria permanecerem “disparadas” constantemente pode ter várias causas. Siga os passos a seguir para solucionar o problema: a) Verifique se a instalação dos fios está correta e se o led de tempo não está na posição “PERM.” b) Certifique se a potência controlada está abaixo da máxima, sempre trabalhe com uma margem de segurança.
Fotocelula
-
Após a instalação a lâmpada fica constantemente piscando.
Isso ocorre geralmente quando a luz da lâmpada que a fototcelula controla incide sobre ela mesma. Direcione a fotocelula para que isso não ocorra.
-
Pergunta2
resposta2
-
pergunta3
resposta 3.